Definições de CPC, CPA, CPL, CPM e CPV



Definições para as nomenclaturas CPC, CPA, CPL, CPM e CPV


Para quem trabalha ou vai trabalhar com programas de afiliados gratuitos é muito importante entender 5 nomenclaturas bastante usadas nesse nicho de mercado e que causa muitas dúvidas entre internautas e blogueiros em suas definições, principalmente na hora de entender como é gerada as comissões.

Em todo programa de afiliados você é recompensando por fazer algo, seja vender, recrutar, clicar e tantas outras ações, tais procedimentos são representas por siglas que representam suas formas de ganhos, existem várias abreviações, mais vamos detalhar as que são usadas mais frequentemente entre todos os sistemas de afiliados que são: CPC, CPA, CPL, CPM E CPV.

CPC (Custo por Clique) – A recompensa é dada por clique no anúncio, ou seja, é determinado um valor variável ou não, onde cada vez que alguém clicar no seu banner ou link com seu direcionamento de afiliado você é recompensando por um determinado valor, independente da ação posterior ao clique.

CPA (Custo por Ação) – Nessa opção requer que seja concluída alguma tarefa determinada pelo programa de afiliados, é necessário que além do clique para direcionamento seja feito o que se pede em seguida, seja efetuar um cadastro, compra, pesquisa e outros, para esse formato não é preciso que o retorno seja apenas financeiro, mais que seja concluído o que se pede.

CPL (Cost Per Lead – Custo por Formulário ou Custo por Cadastro) – Nesse formato você é comissionado por recrutar novos parceiros/afiliados e potenciais clientes, mais com um pequeno detalhe, os cadastros ou assinaturas necessitam de uma pré-aprovação, exemplo, você convida 5 pessoas e todas se cadastram, mais apenas 3 são aprovadas pelos requisitos do programa, sua comissão será apenas por aqueles aprovados, os outros são excluídos e não contabilizados nas comissões.

CPM (Custo por Mil) – Aqui a comissão é paga quando o banner ou publicidade de uma determinada empresa ou campanha é visualizada por mil vezes em seu site ou blog, o valor deste pode ser pré-determinado ou contratado.

CPV (Custo por Venda) – A definição já é bem clara, trata-se de comissões por vendas diretas, o que é bem comum nos programas de lojas, nesse caso não basta apenas recrutar ou cadastrar, é preciso que em consequência se gere uma venda para que a empresa lhe repasse o valor devido da comissão.

Vale salientar que alguns programas de afiliados usam mais de uma dessas ações numa mesma campanha, podendo oferecer comissões mistas, onde é pago por cliques, vendas, recrutamentos e outros.
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